quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hubble em fim de missão!

Foram 10 dias altamente stressantes perante uma das aventuras mais arriscadas no espaço. Ali não havia equipamentos auxiliares da Estação Espacial Internacional, um futuro porto de abrigo, em ambiente de microgravidade, mas que contém acessários e toda a espécie de apoio para os astronautas se sentiram mínimamente cómodos perante tantos inconvenientes que o espaço lhes pode proporcionar.
Cientes desses riscos, as tarefas foram cumpridas com rigor, segurança e... paciência. A missão terminou sem necessidade de accionar o plano de emergência, que constaria no lançamento de outro space shuttle (o Discovery) a partir de Cape Canaveral, socorrendo os primeiros astronautas caso ocorresse uma forte causa que o justificasse. Valeu-lhes, pois, a experiência de homens veteranos nas andanças de reparações do Hubble, elementos que haviam já participado em duas missões anteriores.
Nunca como até agora, à excepção das missões Apolo na Lua, se mediatizou tanto o novo observatório espacial que ganhou novos "olhos", por mais 5 anos, podendo proporcionar-nos muitas mais belíssimas imagens dos objectos longínquos do espaço. Só que, a partir de 2014/2015, o Hubble reformar-se-á por completo. Será substituído pelo "James Web", um nome muito conhecido e considerado em várias missões da NASA.
Levará equipamentos muito mais sofisticados e tecnologia de ponta para nos próximos anos observar os confins do Universo.
Obrigado Hubble pelos novos mundos que nos acrescentaste.

Imagem: crédito NASA