quarta-feira, 22 de abril de 2009

Procura de irmãos gémeos da Terra...!

Todos os astrónomos e cientistas afins, criaram uma ânsia frenética nestes últimos cinco anos de pesquisas no espaço. Colocaram em primeiro plano, num nível altamente graduado, a busca imediata de irmãs gémeas da Terra. A questão central é saber já, hoje, agora, se estamos ou não sós no Universo, quando mais não seja na nossa Galáxia.
Para tanto, um satélite de olhos “avançados” foi lançado no transacto dia 6 de Março. Com o nome de Kepler, uma homenagem ao astrónomo que deu um impulso enorme à era moderna da astronomia, esta sonda não conhecerá a noite. Posicionar-se-á numa órbita solar de 1 ano e 7 dias, perscrutando mais de 100.000 estrelas da galáxia, onde terá como tarefa detectar a diminuição da sua luz, provocada pelos trânsitos dos planetas, por mais frágeis que sejam, até ao nível mínimo de 0,01%.
O novo observatório espacial deverá descobrir dezenas de planetas em redor das suas estrelas, identificar se são ou não rochosos, o seu tamanho e respectiva massa, bem como se as suas condições físicas permitem a existência de água líquida à sua superfície.
Quando teremos oportunidade de cumprimentar os nosso irmãos gémeos? Até breve…!

Sem comentários:

Enviar um comentário