quarta-feira, 22 de abril de 2009

Zanga ou crise na Estação Espacial Internacional?

Cosmonautas e astronautas não se entendem na Estação Espacial Internacional devido às regras impostas desde o planeta Terra. Os russos não podem usar a casa de banho dos norte-americanos, não podem usar o seu equipamento de ginásio e não podem partilhar os alimentos. O futuro comandante da estação, Gennady Padalka, revelou tudo ao “Novaya Gazeta”, notícia avançada pela comunidade científica internacional.
Segundo a NASA, a culpa é dos russos que começaram a cobrar pelo uso dos seus recursos, pelo que, segundo os comentadores internacionais, prepara-se uma nova “Guerra Fria” num local do espaço que, até há bem pouco tempo, nada fazia prever.
Alguns cientistas não ficaram espantados com a notícia, que já esperavam de há alguns anos a esta parte, mais propriamente desde que ocorreu o primeiro desastre do Space Shuttle. Os russos foram excelentes colaboradores no transporte das tripulações americanas para a Estação, mas entenderam que esses custos tinham que ser pagos. E cobraram-nos aos americanos. Só que esqueceram alguns pormenores. A sua tecnologia aplicada na EEI data dos anos oitenta, logo muito desactualizada. E uma casa de banho serviu de fonte de disputas. Os russos já não conseguem usar a sua, razão porque os americanos responderam de imediato não permitindo que as suas, mais sofisticadas, possam ser utilizadas por outros.
Há quem afirme que este incidente poderá ter efeitos benéficos para o futuro no espaço, uma vez que o quadro de conflito ora constatado, integra-se num cenário real de comportamento dos humanos em futuras missões para a Lua ou Marte.

Sem comentários:

Enviar um comentário